- Risco Seguro Brasil
- Posts
- RiskWorld San Diego 2024: Uma chance única para os gerentes de riscos e as empresas brasileiras
RiskWorld San Diego 2024: Uma chance única para os gerentes de riscos e as empresas brasileiras
Membros da ABGR têm direito a tarifa especial para conhecer o que há de mais avançado no mundo em gerência de riscos e seguros
Imagem: Reprodução
É fato: A função do gerente de riscos e de seguros está cada vez mais presente nas empresas brasileiras. E para acelerar esse processo, precisamos estar em dia com o que há de mais avançado no mundo em nossa área.
Não existe um lugar melhor para saber o que está acontecendo na área do que a RiskWorld, a conferência anual da RIMS (Risk and Insurance Management Society), a associação dos gerentes de riscos dos Estados Unidos.
Neste ano, a RiskWorld vai acontecer entre os dias 5 e 8 de maio em San Diego, na Califórnia. Eu estarei presente novamente, um movimento que faço praticamente todos os anos desde 2008, e convido meus colegas gerentes de risco a me acompanhar nessa viagem.
Inclusive, nesse ano, terei a oportunidade de ser um dos palestrantes novamente para abordar o aspecto ESG das empresas na América Latina, e como essas características e ações têm influenciado o setor de riscos e seguros na aceitação dos riscos e na negociação dos termos e condições das apólices. A palestra acontecerá no dia 08 de Maio as 11:15hrs locais.
Oferta para membros da ABGR
Participar da RiskWorld é de suma importância aos profissionais de nosso mercado. Além disso, há ainda uma oportunidade única aos associados da ABGR que, graças a um acordo firmado pela ABGR com a RIMS, seus associados têm direito a um tremendo desconto na taxa de inscrição.
Se normalmente os gerentes de riscos têm que pagar valores que podem chegar a até US$ 1.500 para comparecer ao evento, para os membros da ABGR o preço para inscrições chega a ser até 50% mais barato, e há vantagens para alojamento e atividades extras.
Para disfrutar desse desconto, a ABGR está formando uma delegação de gerentes de riscos brasileiros, afim de que esse grupo possa desfrutar dessa condição diferenciada para participar da conferência em San Diego.
Para dizer a verdade, mesmo sem o desconto, o investimento estaria mais do que justificado. A conferência anual da RIMS reúne os maiores atores do mundo no setor e oferece oportunidades únicas para debater as tendências que vão definir os futuros das empresas, as mais sofisticadas coberturas de seguro e o conhecimento mais avançado na área da gerência de riscos.
A simples dimensão do evento já dá uma boa ideia do que encontraremos em San Diego. A RiskWorld reúne cerca de 10 mil participantes todo os anos. Além de gerentes de riscos de todo o mundo, os principais nomes do seguro global também comparecem em peso ao evento.
Não é sempre que podemos encontrar líderes das maiores seguradoras, resseguradoras e brokers globais em um mesmo lugar, estabelecer conexões relevantes com os principais decisores do mercado global de seguros, bem como explicar a eles o que sua empresa espera em termos de coberturas e serviços, além das características operacionais das mesmas e seus principais projetos e iniciativas em andamento.
Apetite pelo Brasil
Uma oportunidade dessas é especialmente importante em um momento em que o mercado tem demonstrado retomada de apetite, bem como oferecido mais capacidade para negógios no Brasil e em nossa região. Os subscritores querem conhecer novos negócios e diversificar seus portfólios; em San Diego, eles estarão atentos por encontrar potenciais clientes que ofereçam essa possibilidade de diversificação.
Isso possibilita, por exemplo, que uma empresa encontre um produto, ou uma determinada capacidade que ainda não esteja disponível no Brasil e que tape uma brecha de cobertura que até agora não tinha conseguido resolver. Depois, de volta ao Brasil, é trabalhar junto a brokers e seguradoras para que tragam esses novos produtos e capacidade ao mercado local.
Mas as oportunidades de networking não se resumem ao mercado de seguros. Uma das maiores vantagens de um evento como a RiskWorld é poder compartilhar ideias com gerentes de riscos de outras partes do mundo que enfrentam problemas parecidos com os nossos.
Quem não está preocupado hoje em dia com os riscos cibernéticos, com a inteligência artificial ou com as catástrofes naturais? Quem não tem que buscar alternativas para reter um nível cada vez maior de riscos de maneira eficiente? Em que país do mundo as empresas podem ignorar temas como os princípios ESG e a adoção de políticas de diversidade e igualdade?
Esses e outros temas são tratados na RiskWorld deste ano, e vale muito a pena discuti-los com nossos colegas internacionais. Em outros mercados, os gerentes de riscos podem ter encontrado maneiras interessantes de enfrentar esses desafios e estarão dispostos em compartilhar essas experiências. Da mesma forma, também podem se surpreender com algumas das soluções que estamos encontrando e aplicando aqui no Brasil.
Foco setorial
Prefere estar mais focado com a sua indústria em particular? Pois a RiskWorld também proporciona esta possibilidade. Cada ano, sessões temáticas são organizadas por indústria e áreas de especialidade, tratando dos riscos enfrentados pelas companhias destes setores específicos. São temas como aviação, mineração e metalurgia, energia, renováveis, papel e celulose, e vários outros.
Eu, por exemplo, participo todos os anos das discussões sobre o setor de mineração e metalurgia, encontrando colegas de grandes grupos internacionais, como a BHP, Vale e Rio Tinto, entre tantas outras. Ter a chance de trocar experiências com outros gerentes de riscos que enfrentam os mesmos desafios é algo que realmente não tem preço.
Em resumo, a RiskWorld provê uma riqueza de oportunidades sem igual em um período concentrado de quatro dias. Nesse sentido, é um dos melhores investimentos que a empresa pode fazer no aprimoramento de suas práticas de gerência de riscos.
Como profissionais da área, somos recursos que a empresa dispõe para identificar, administrar e tratar os diferentes riscos aos quais a operação da empresa está exposta. Mas esses riscos são mutáveis, assim como o mercado de seguros, e o mundo muda cada vez mais rapidamente.
Em outras palavras, nossas indústrias estão interligadas e são afetadas por diferentes fatores, muitos dos quais ainda nem sabemos quais são. Se o gerente de riscos não se atualizar de maneira constante, não vai conseguir trazer a sua empresa as melhores soluções para os novos desafios que vêm por aí. A RiskWorld é uma oportunidade única de acelerar esse processo.
Se você está interessado em participar da delegação da ABGR, entre em contato com [email protected].
Nos vemos em San Diego!
Edições anteriores
RSB # 15 - Entrevista com Daniel Castillo: Menor e com carteira mais limpa, IRB(Re) quer voltar a crescer
RSB # 7 - Onde estão os seguros para a transição energética?
RSB # 2 - Mais capacidade de resseguro à vista?
RSB # 1 - Seguro cyber caro chegou para ficar
Reply